14 de maio de 2008

Novidades para 2009.

A temporada 2009 do Mundial de Formula 1 mal começou e já promete corridas mais disputadas e recheadas de ultrapassagens, tudo isso por causa do pacote de novas regras da FIA.

Falando de um modo geral, o proposto seria a diminuição da influência da aerodinâmica nos carros, que é uns dos principais fatores que dificultam as ultrapassagens de hoje em dia. Também está prevista a proibição do chamado cobertor térmico, usado para o aquecimento dos pneus. O que até certo ponto diminuíria o rendimento dos carros, e facilitaria as ultrapassagens, porém aumenta também o risco de derrapagens e acidentes. Outra mudança seria a volta dos pneus “slick”.

Nico Rosberg, da Williams, declarou à publicação suíça Motorsport Aktuell que pensa ser perigoso o banimento das mantas. Ele ainda teria dito que Pedro de La Rosa, piloto de teste da McLaren, lhe confidenciou que "quase foi direto no muro" na saída dos boxes durante um teste recentemente nessas condições.

"Isso é uma coisa que devemos trabalhar, já que pode se tornar muito perigoso" disse o piloto Felipe Massa quando perguntando sobre os riscos do banimento das mantas.

Até mesmo o heptacampeão Mundial, Michael Schumacher, que testou o carro para a Ferrari recentemente nessas novas condições diz não aprovar, e que é muito perigoso.

Rosberg, Massa, Schumacher, e muitos outros pilotos, não aprovaram e se preocupam com as mudanças propostas pela FIA, mas umas das mentes mais brilhantes da Formula 1 Ross Brawn – Diretor da equipe Honda – apóia e disse que as novas regras previstas para 2009 tem tudo para atingir seu objetivo, facilitando as disputas por posição entre os pilotos.

Ainda é cedo pra falar se a tentativa da FIA de "animar" a Formula1 vai obter sucesso, mas o que se deve pensar é. Ate que ponto vale a pena ariscar as vidas dos pilotos em troca de um maior numero de ultrapassagens?

Agora é só esperar 2009 chegar!

10 comentários:

Adalberto disse...

Perigoso??? Ah, alemão.... se liga, num güenta, bebe leite!!!

ismaeldoxp disse...

Arriscar a vida dos pilotos? Meu pai é carreteiro, ganha 1.000,00 por mes e arrisca a vida dele todos os dias nas estradas brasileiras e ganha pouco pra isso. Esses caras (pilotos) ai, ganham milhões pra arrisca a vida por 2 horinhas, que se virem pra darem um espetáculo bom para a gente. Tem que fazer por merecer o dinheiro que ganha. Ha 15 anos atras não existia isso e nem por isso os pilotos reclamavam, mas hoje a F1 passou de um esporte para um comércio, denigrindo a imagem desse maravilhoso esporte.
Sou a favor de qualquer mudança na F1, contando que traga muita emoção para nós. Em relação a vida dos pilotos, o F1 é o carro mais seguro do mundo, não sei pq tanto medo. Kubica quem diga (circuito Gilles Villeneuve, Montreal Canadá)

Anônimo disse...

ah. que saudade do senna e do prost aqueles que eram pilotos de verdade.

Anônimo disse...

O bando de gente inutil e burra,não sabe nem o que esta falando,entra dentro de formula 1 pra depois dizer quem não aguenta.
Ooo o pai dele é caminhoneiro grande coisa um caminhao faz aquelas curvas de alta velocidade e andam a 300Km/h?Acho que não.
A F1 de hoje está muito segura mas não é por isso que vão arriscar tudo.E a 15 anos atras existia muito mais acidentas e mortes na F1.
E pensam no que é melhor para o piloto e nao pra quem assiste.

Anônimo disse...

Um F1 é mais seguro que um caminhão blindado de transporte de valores. Ninguém quer ver piloto morrendo, claro. Mas as corridas em fila indiana, putz, ninguém aguenta mais. O único que desequilibra essa regra é o Hamilton e sempre que o faz os comissários da FIA tiram pontos dele. Carreta não precisa andar a 300km/h para sofrer acidente. Não entendo esses pilotos da F1. Com um carro de 110 a 150 cavalos, de 50 mil reais, é possível, em estrada média brasileira, andar 300 a 500 km a média de 130 a 150 km/h em dia sem muito movimento. Isso parando para abastecer. Em Interlagos a velocidade média aproximada foi de 200 km/h, com os melhores carros de corrida do mundo. Carros de 850 cv que custam milhões e os caras não andam. Preocupam escessivamente com a segurança. Parece esse jogadores brasileiros de futebol que são craques e que viram pipoqueiros quando vão para a europa. Com contratos milionários o lance é pipocar e baladas. Não sei até que ponto estão certos (devem estar), mas que estão folgadinhos estão.
Anselmo Coyote.

Anônimo disse...

corrigindo "excessivamente,"... desculpem-me.
Anselmo Coyote

Ricardo disse...

Ismael,acho q vc não acompanha a F1
Eles sempre prezaram pela vida dos pilotos.
Voce diz q eles andam 2 "horinhas"
vc sabe quantas curvas tem Monaco,como é dificil segurar um f1 a 300 km/h atras de outro carro com a turbulencia gerada.
Como é dificil chegar a categoria top do automobilismo mundial, é acho q não.
Então quando for ter GP faz um favor desliga a tv e vai tomar um sorvete OK meu amigão fera em F1.

Anônimo disse...

A segurança é sempre necessária, mas não em excesso.
E se o Ayrton Senna fosse vivo, e visse o estado dos carros e das regras da formula 1, logo de seguida morria de ataque cardíaco.

Anônimo disse...

Ninguem merece ver esses campeonatos disputados por apenas 2 equipes, e ainda ver corridas sem ultrapassagens.Realmente é um tédio,que saudade da era SENNA...

Unknown disse...

Beleza? Eu trabalho em uma equipe da stockcar, nossos carros são extremante seguros, e não temos nem um décimo do que eles possuem de tecnologia e qualidade profissional, acho legal as novas regras pois o piloto vai ter que pensar mais e usar mais o "Braço",além do mais a 20 anos atrás quem era campeão era o piloto e sua equipe não a tecnologia....vai ficar mais quente!