7 de junho de 2008

Canadá - Entrevista com Nelsinho Piquet.


P: Nelson, depois de ter iniciado a sua primeira temporada, voce ainda se diverte nas corridas?

Nelson: Com certeza! O que eu gosto de fazer é sentar dentro de um carro e correr. E não é sobre se eu estou me divertindo ou não - é parte da minha profissão, é o meu trabalho. Provavelmente não é sempre bom, as vezes coisas horrorosas acontecem. Para mim é o inicio de uma nova série. No GP2 tudo mudou no meu segundo ano lá, então eu considero que a situação na qual me encontro agora é normal.

P: Ultimamente está havendo muita conversa sobre o fato de que voce precisa recompor a sua confiança, voce também precisa encontrar a confiança no carro?

Nelson: É tudo. É experiência, conhecendo os circuitos e o carro está ficando melhor. É uma combinação de tudo.

P: No passado voce sempre pilotou pra uma "equipe piquet". Agora a situação está diferente. Como que voce está lidando com isso?

Nelson: Simplesmente, não há nada como Fórmula 1. As equipes da GP2 e da Fórmula 3 contratam cerca de 5 a 10 pessoas- uma equipe de F1 contrata um número muito maior. E o problema não tem nada a ver com a minha equipe.

P: Mas nas suas equipes do passado tudo era construído centrado em voce. E agora voce está numa equipe quem possui outras prioridades...

Nelson: Eu não considero que seja assim. As prioridades das equipes sempre são focadas nos pilotos, e sempre será dessa maneira, então eu não acho que há uma diferença fundamental.

P: Durantes os treinos no inverno voce teve resultados excelentes então, como alguem de fora, é dificil entender o que está acontecendo de errado nas corridas pra voce. Voce tem alguma explicação?

Nelson: Bom, isso tem haver com o fato de que eu ainda não conheço os circuitos nos quais a gente já correu. Se voce tomar Barcelona como exemplo, e u fui tão rápido quanto o Alonso o tempo todo, e em Bahrain eu fui tão rápido quanto ele também. O primeiro circuito no qual eu tive dificuldades foi na Turquia. O circuito de Canadá eu não conheço nem um pouco e em Mônaco eu não havia pilotado lá em mais de um ano. Mônaco é um tipo de circuito que experiência vale muito. O fato é que em Mônaco eu estava apenas três décimos atrás do Alonso. Basicamente, é o conhecimento dos circuitos que está me atrapalhando. Um fim de semana de corrida é muito curto, e se há um pequeno problema a tendência é ocorrer um efeito "bola-de-neve". Soma a isso o fato que os circuitos são uma novidade para mim, e que o nosso carro não é o mais fácil de pilotar, e dai que vem a discrepância entre os meus resultados nos testes e nas corridas.

P: Voce acha que voce consegue fazer como o Heikki Kovalainen fez no ano passado - começar devagar e melhorar com o tempo?

Nelson: É exatamente isso que eu estou tentando fazer.

P: Mas a sua equipe tem algum problema em lidar com novatos?

Nelson: Eles provavelmente tiveram problemas no ano passado e ele aprenderam com isso, pois eu não tenho nenhum problema com a minha equipe.

P: Voce veio da GP2 e passou um ano como um piloto de testes. Voce acha que a falta de corridas no ano passado está sendo um fator para os desempenhos nas corridas esse ano? Voce teria preferido ter ido direto pras corridas?

Nelson: Com certeza eu iria ter preferido ter iniciado o ano passado participando das corridas. Quando o Heikki foi um piloto de testes ainda havia as velhas regras para testes então ele teve oportunidades para participar das corridas. Infelizmente, esse não foi o caso pra mim o ano passado.

P: Se voce fala que o conhecimento dos circuitos é metade do problema, o que voce acha sobre o Circuit Gilles Villeneuve. É dificil?

Nelson: Não é fácil. Há muitas chicanes nas quais tem que se frear muito, muitas chicanes que voce tem que aprender a ler os "kerbs". Eu só fiz 40 voltas aqui até agora, na verdade ontem não foi um dia bom para a nossa equipe. O circuito como um todo é arriscado, mas não tanto quanto a Mônaco.

P: Então, o que se espera para esse fim de semana?

Nelson: Vai ser dificil para a nossa equipe. Mas, não vai mudar muito conforme a gente vai avançando para as outras corridas. A gente ainda ta focando em marcar mais pontos. Nós veremos no domingo.


Bookmark and Share

3 comentários:

Anônimo disse...

I found this site using [url=http://google.com]google.com[/url] And i want to thank you for your work. You have done really very good site. Great work, great site! Thank you!

Sorry for offtopic

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Anônimo disse...

[url=http://pdw2010.uoftpharmacy.com/]Where Can I Order Generic Viagra[/url]