25 de junho de 2008

Brasil novamente na ponta.



Dos 28 brasileiros que já correram na F1, só quatro chegaram à liderança do campeonato.
Emo (o nosso grande Rato), Piquet, Senna e agora o Massa.
As caricaturas feitas pelo Gustavo Duarte foram publicadas na Folha de São Paulo.



Bookmark and Share

20 de junho de 2008

Vem ai! - Magny Cours - Fraça

Photobucket
Eu ia fazer um post explicando sobre a pista, e os desafios que ela propõe aos pilotos, mas encontrei um vídeo auto explicativo, com recursos gráficos interessantes e você pode acompanhar cada curva. Outro vídeo interessante é um que explica um pouco sobre o papel dos engenheiros na formula1 vale a pena conferir. Infelizmente o vídeo esta em inglês então peço desculpas a aqueles que não entendem.

Confira:

Vídeo 1 - Um volta em Magny Cours

Vídeo 2 - Papel dos engenheiros



Bookmark and Share

10 de junho de 2008

Punição severa!

Photobucket


Lewis Hamilton será punido, começando 10 lugares atrás na próxima corrida, que será o Grande Prêmio da França, marcado para 22 de junho.

“Começo dez lugares atrás na próxima corrida. Realmente é algo um pouco duro. Eu não quis arruinar a prova de ninguém e já perdi tudo. Mas isto me torna mais forte e mal posso esperar por Magny-Cours” afirma Hamilton.

A trapalhada aconteceu quando Hamilton liderava a prova de Montreal com tranqüilidade, o que o manteria na liderança do Mundial de Pilotos da Fórmula 1. Agora, ele divide a segunda posição com o brasileiro Felipe Massa e tem 38 pontos, quatro a menos que o novo líder da classificação geral, o polonês Robert Kubica.

Para quem não viu o incidente clique aqui e confira o vídeo.



Bookmark and Share

9 de junho de 2008

Polêmica: Os Maiores Narigudos da História da F1

Photobucket

ROBERT KUBICA x ALAIN PROST

Devido aos debates e controvérsias gerados em relação a quem possui a maior capacidade respiratória e a quem pertence o maior nariz da F1. Estou iniciando uma enquete improvisada para ver qual é a opinião geral e quem realmente é merecido e digno de tal status elegante na F1.


Bookmark and Share

8 de junho de 2008

GP do Canadá - Kubica, Vitória Histórica e Dobradinha da BMW....

Photobucket

Queriam uma corrida "louca"? É bem isso que tivemos no GP do Canadá! Com um asfalto que estava desfarelando, um Hamilton que não soube respeitar a luz vermelha na saída do pit mas sabendo escolher o carro certo no qual bater, o resultado não pode ser outro: uma corrida recheiada de emoções!

Aproveitando-se do erros caóticos que ocorreram durante a corrida, Robert Kubica conquistou a sua primeira vitória na F1 tornando-se, assim, o maior narigudo a vencer um GP. Estamos a ver uma futura estrala a nascer no mundo da Fórmula 1? Considero que sim, só falta fechar um contrato com uma equipe melhor e teremos um novo campeão...

Enquanto a BMW estava comemorando a sua primeira vitória na sua história eles também aproveitaram pra comemorar a sua primeira dobradinha. Sim, Heidfeld conseguiu se enfiar na segunda posição!


Coulthard no pódio? Sim, com todo o caos da corrida, de alguma maneira Coulthard conseguiu se manter em terceiro lugar. Assim, agora ele passou o Rubinho em números de pódios (agora são 62) e fica atrás apenas de Schumacher, Senna e Prost.

Massa, teve uma excelente corrida, fez uma ultrapassagem corajosa (e uma das mais belas dos últimos tempos) na curva que estava se desfazendo e passou Vettel e o Kovaleinen ao mesmo tempo. Porém, devido a evolução de erros e de estratégia de sua equipe, Felipe Massa terminou em apenas quinto lugar.

Rubinho poderia ter ido melhor (poderia ter ficado com o terceiro lugar), mas mesmo assim conseguiu marcar mais alguns pontinhos dessa vez!!! Sétimo lugar!!!

Nelsinho Piquet? apesar de momentos de brilhança, nem precisamos falar no que deu, não?

No mundial: de quarto para primeiro lugar, Kubica conquista a liderança em pontos no mundial. Agora sim temos um campeonato super concorrido!


Bookmark and Share

7 de junho de 2008

Lewis Hamilton - Pole Position no Canadá

Não surpreendendo ninguem, Lewis Hamilton da Mclaren, em um treino classificatório empolgante, conquista a pole position para o GP do Canadá que ocorrerá neste domingo as 14 horas.

Kubica, mostrou do que que é feito, quando nos últimos instantes da superpole esticou o seu nariz e conseguiu bater seus rivais da ferrari marcando o segundo tempo mais rápido (grandes chances de conquistar sua primeira vitória).

Apesar de Raikkonen conquistar o terceiro lugar, está claro que a Ferrari não possui carro para competir com seus rivais da Mclaren no Circuit Gilles Villeneuve.

Posso afirmar que a grande surpresa do dia foi o quarto lugar conquistado pelo Fernando Alonso. Ele claramente mostrou na sexta-feira que estava tendo problemas com a sua Renault. Mas mesmo assim, mostrou-se veloz ao longo de todas as etapas classificatórias.

Parabéns para Nico Rosberg, que finalmente mostrou a sua "cara de macho" conquistando o quinto lugar e, mostrando um melhor desempenho do que o seu concorrente da ferrari, Felipe Massa.

"Thumbs up" para Rubinho!!! Nono lugar!!!

"Thumbs down" para Nelsinho!!! Décimo Quinto!!

Webber não conseguiu continuar seu excelente desempenho, pois ao terminar o segundo treino classificatório raspou no muro que, consequentemente, não o permitiu a continuar no treino classificatório.





Bookmark and Share

Canadá - Entrevista com Nelsinho Piquet.


P: Nelson, depois de ter iniciado a sua primeira temporada, voce ainda se diverte nas corridas?

Nelson: Com certeza! O que eu gosto de fazer é sentar dentro de um carro e correr. E não é sobre se eu estou me divertindo ou não - é parte da minha profissão, é o meu trabalho. Provavelmente não é sempre bom, as vezes coisas horrorosas acontecem. Para mim é o inicio de uma nova série. No GP2 tudo mudou no meu segundo ano lá, então eu considero que a situação na qual me encontro agora é normal.

P: Ultimamente está havendo muita conversa sobre o fato de que voce precisa recompor a sua confiança, voce também precisa encontrar a confiança no carro?

Nelson: É tudo. É experiência, conhecendo os circuitos e o carro está ficando melhor. É uma combinação de tudo.

P: No passado voce sempre pilotou pra uma "equipe piquet". Agora a situação está diferente. Como que voce está lidando com isso?

Nelson: Simplesmente, não há nada como Fórmula 1. As equipes da GP2 e da Fórmula 3 contratam cerca de 5 a 10 pessoas- uma equipe de F1 contrata um número muito maior. E o problema não tem nada a ver com a minha equipe.

P: Mas nas suas equipes do passado tudo era construído centrado em voce. E agora voce está numa equipe quem possui outras prioridades...

Nelson: Eu não considero que seja assim. As prioridades das equipes sempre são focadas nos pilotos, e sempre será dessa maneira, então eu não acho que há uma diferença fundamental.

P: Durantes os treinos no inverno voce teve resultados excelentes então, como alguem de fora, é dificil entender o que está acontecendo de errado nas corridas pra voce. Voce tem alguma explicação?

Nelson: Bom, isso tem haver com o fato de que eu ainda não conheço os circuitos nos quais a gente já correu. Se voce tomar Barcelona como exemplo, e u fui tão rápido quanto o Alonso o tempo todo, e em Bahrain eu fui tão rápido quanto ele também. O primeiro circuito no qual eu tive dificuldades foi na Turquia. O circuito de Canadá eu não conheço nem um pouco e em Mônaco eu não havia pilotado lá em mais de um ano. Mônaco é um tipo de circuito que experiência vale muito. O fato é que em Mônaco eu estava apenas três décimos atrás do Alonso. Basicamente, é o conhecimento dos circuitos que está me atrapalhando. Um fim de semana de corrida é muito curto, e se há um pequeno problema a tendência é ocorrer um efeito "bola-de-neve". Soma a isso o fato que os circuitos são uma novidade para mim, e que o nosso carro não é o mais fácil de pilotar, e dai que vem a discrepância entre os meus resultados nos testes e nas corridas.

P: Voce acha que voce consegue fazer como o Heikki Kovalainen fez no ano passado - começar devagar e melhorar com o tempo?

Nelson: É exatamente isso que eu estou tentando fazer.

P: Mas a sua equipe tem algum problema em lidar com novatos?

Nelson: Eles provavelmente tiveram problemas no ano passado e ele aprenderam com isso, pois eu não tenho nenhum problema com a minha equipe.

P: Voce veio da GP2 e passou um ano como um piloto de testes. Voce acha que a falta de corridas no ano passado está sendo um fator para os desempenhos nas corridas esse ano? Voce teria preferido ter ido direto pras corridas?

Nelson: Com certeza eu iria ter preferido ter iniciado o ano passado participando das corridas. Quando o Heikki foi um piloto de testes ainda havia as velhas regras para testes então ele teve oportunidades para participar das corridas. Infelizmente, esse não foi o caso pra mim o ano passado.

P: Se voce fala que o conhecimento dos circuitos é metade do problema, o que voce acha sobre o Circuit Gilles Villeneuve. É dificil?

Nelson: Não é fácil. Há muitas chicanes nas quais tem que se frear muito, muitas chicanes que voce tem que aprender a ler os "kerbs". Eu só fiz 40 voltas aqui até agora, na verdade ontem não foi um dia bom para a nossa equipe. O circuito como um todo é arriscado, mas não tanto quanto a Mônaco.

P: Então, o que se espera para esse fim de semana?

Nelson: Vai ser dificil para a nossa equipe. Mas, não vai mudar muito conforme a gente vai avançando para as outras corridas. A gente ainda ta focando em marcar mais pontos. Nós veremos no domingo.


Bookmark and Share

6 de junho de 2008

Canada - Segundo Treino Livre - Hamilton o mais Veloz...

Photobucket

Com uma pista mais seca, Lewis Hamilton finaliza o segundo treino livre desta sexta feira com o tempo mais rápido. Até agora a Mclaren vem respeitando as expectativas de saírem do GP do Canadá com os melhores resultados da sétima rodada do Campeonato Mundia da FIA de 2008.

Em segunda nota, segundo as previsões psico-estratológicas do instituto neural psicocanadense temos uma aura negativa sendo emitida pelo o piloto brasileiro Nelsinho Piquet Jr. Justamente quando ele realmente precisa mostrar serviço ele conquista o primeiro lugar do segundo treino de sexta-feira (isto é, se analisarem a tabela de ponta-cabeça).

Felipe Massa conseguiu conquistar o tempo mais rápido no primeiro tempo. Porém, isso foi devido a sorte de ter conseguido enfiar umas voltas mais rápidas no final do treino quando a pista já estava secando.

Amanha teremos o treino classificatório oficial!

P.S Energias positivas para o Piquetzinho....

Photobucket

Bookmark and Share

Canada - Primeiro Treino, sexta-feira!

Felipe Massa mostrou a sua vontade de ser o mais veloz novamente ao marcar o tempo mais rápido no primeiro treino nesta sexta-feira cravando 1.17.553 ficando 0,256 a frente do seu rival narigudo, R. Kubica.

Por enquanto temos um Massa que realmente sabe ser o mais rápido em treinos e treinos classificatórios, vamos ver se ele consegue manter esse ritmo até o treino de sábado.


Photobucket

Bookmark and Share

5 de junho de 2008

Chuva, Chuva e mais Chuva para Montreal..

De acordo com as super previsões "precisas" dos metereólogos canadenses teremos que preparar as nossas roupas de chuva porque parece que teremos um fim de semana molhado. As previsões estão oscilando entre tempestades para chuva leve e de volta para tempestades.

Portanto, haverá grandes chances das tempestades ocorrerem de sextá à domingo, com a temperatura variando entre 26 a 29 graus.

Uma ótima notícia para os fãs de F1 que já estavam ficando entediados!!!!


Bookmark and Share

4 de junho de 2008

Pat Symonds defende: Nelsinho fica.

Pat Symonds, diretor-técnico da Renault, defendeu o piloto brasileiro Nelsinho Piquet. “Nelson Piquet já provou que tem habilidade para permanecer na Fórmula 1.” Afirmou Pat, nesta quarta feira.

Após seis corridas na temporada de 2008, Nelson Piquet Jr. só conseguiu terminar duas corridas e sua melhor colocação foi um 11º no GP da Malásia. Para o diretor, a única coisa que falta, é auto-estima em função da falta de resultados e problemas técnicos no carro.

"A confiança do Nelsinho está um pouco baixa", comentou Symonds. "Esperamos que ele se recupere em breve, pois é um piloto que já mostrou a habilidade que tem e já vimos toda a sua velocidade. A única coisa de que o Piquet precisa é restabelecer sua auto-estima, e isso é algo que vamos ajudá-lo a conseguir", completou.

Nelsinho ainda não conseguiu pontuar no Mundial de Pilotos. Seu companheiro de Renault, o espanhol Fernando Alonso, aparece na oitava colocação da tabela com nove pontos, além de um ótimo quarto lugar no GP da Austrália. O asturiano bicampeão da F-1 abandonou apenas uma prova até aqui, para sua infelicidade foi justamente na Espanha.



Bookmark and Share

1 de junho de 2008

Vem aí: GP DO CANADÁ (09/06)

A sétima rodada do campeonato mundial da F1 vai nos levar à Montreal para o GP do Canadá. Serão 70 voltas no circuito de Gilles Villeneuve que possui 4,4 km e como sabemos será a única corrida do ano sob solo norte-americano.

Photobucket

O circuito possui curvas lentas e 6 retas bem compridas que obrigam os carros a andarem com níveis baixos pra médio de "downforce", o oposto de Mônaco. A reta mais comprida possui 1km de extensão e está posicionada entre o "hairpin" na curva 10 e o úlitmo chicane, na qual os carros conseguem atingir 324 km/h no final da reta.

Aqui temos um circuito interessante para o Rubinho...

Ele possui o recorde da pista que foi estabelecido em 2004, quando ele estava na Ferrari. Fora isso, a Honda vai ser a patrocinadora oficial do circuito.

Como o Rubinho marcou os seus primeiros 3 pontinhos em 22 corridas, ele estará sob os holofotes da F1...


Segue abaixo os principais resultados do GP do Canadá:



Photobucket



Photobucket

Bookmark and Share