7 de junho de 2008

Canadá - Entrevista com Nelsinho Piquet.


P: Nelson, depois de ter iniciado a sua primeira temporada, voce ainda se diverte nas corridas?

Nelson: Com certeza! O que eu gosto de fazer é sentar dentro de um carro e correr. E não é sobre se eu estou me divertindo ou não - é parte da minha profissão, é o meu trabalho. Provavelmente não é sempre bom, as vezes coisas horrorosas acontecem. Para mim é o inicio de uma nova série. No GP2 tudo mudou no meu segundo ano lá, então eu considero que a situação na qual me encontro agora é normal.

P: Ultimamente está havendo muita conversa sobre o fato de que voce precisa recompor a sua confiança, voce também precisa encontrar a confiança no carro?

Nelson: É tudo. É experiência, conhecendo os circuitos e o carro está ficando melhor. É uma combinação de tudo.

P: No passado voce sempre pilotou pra uma "equipe piquet". Agora a situação está diferente. Como que voce está lidando com isso?

Nelson: Simplesmente, não há nada como Fórmula 1. As equipes da GP2 e da Fórmula 3 contratam cerca de 5 a 10 pessoas- uma equipe de F1 contrata um número muito maior. E o problema não tem nada a ver com a minha equipe.

P: Mas nas suas equipes do passado tudo era construído centrado em voce. E agora voce está numa equipe quem possui outras prioridades...

Nelson: Eu não considero que seja assim. As prioridades das equipes sempre são focadas nos pilotos, e sempre será dessa maneira, então eu não acho que há uma diferença fundamental.

P: Durantes os treinos no inverno voce teve resultados excelentes então, como alguem de fora, é dificil entender o que está acontecendo de errado nas corridas pra voce. Voce tem alguma explicação?

Nelson: Bom, isso tem haver com o fato de que eu ainda não conheço os circuitos nos quais a gente já correu. Se voce tomar Barcelona como exemplo, e u fui tão rápido quanto o Alonso o tempo todo, e em Bahrain eu fui tão rápido quanto ele também. O primeiro circuito no qual eu tive dificuldades foi na Turquia. O circuito de Canadá eu não conheço nem um pouco e em Mônaco eu não havia pilotado lá em mais de um ano. Mônaco é um tipo de circuito que experiência vale muito. O fato é que em Mônaco eu estava apenas três décimos atrás do Alonso. Basicamente, é o conhecimento dos circuitos que está me atrapalhando. Um fim de semana de corrida é muito curto, e se há um pequeno problema a tendência é ocorrer um efeito "bola-de-neve". Soma a isso o fato que os circuitos são uma novidade para mim, e que o nosso carro não é o mais fácil de pilotar, e dai que vem a discrepância entre os meus resultados nos testes e nas corridas.

P: Voce acha que voce consegue fazer como o Heikki Kovalainen fez no ano passado - começar devagar e melhorar com o tempo?

Nelson: É exatamente isso que eu estou tentando fazer.

P: Mas a sua equipe tem algum problema em lidar com novatos?

Nelson: Eles provavelmente tiveram problemas no ano passado e ele aprenderam com isso, pois eu não tenho nenhum problema com a minha equipe.

P: Voce veio da GP2 e passou um ano como um piloto de testes. Voce acha que a falta de corridas no ano passado está sendo um fator para os desempenhos nas corridas esse ano? Voce teria preferido ter ido direto pras corridas?

Nelson: Com certeza eu iria ter preferido ter iniciado o ano passado participando das corridas. Quando o Heikki foi um piloto de testes ainda havia as velhas regras para testes então ele teve oportunidades para participar das corridas. Infelizmente, esse não foi o caso pra mim o ano passado.

P: Se voce fala que o conhecimento dos circuitos é metade do problema, o que voce acha sobre o Circuit Gilles Villeneuve. É dificil?

Nelson: Não é fácil. Há muitas chicanes nas quais tem que se frear muito, muitas chicanes que voce tem que aprender a ler os "kerbs". Eu só fiz 40 voltas aqui até agora, na verdade ontem não foi um dia bom para a nossa equipe. O circuito como um todo é arriscado, mas não tanto quanto a Mônaco.

P: Então, o que se espera para esse fim de semana?

Nelson: Vai ser dificil para a nossa equipe. Mas, não vai mudar muito conforme a gente vai avançando para as outras corridas. A gente ainda ta focando em marcar mais pontos. Nós veremos no domingo.


Bookmark and Share

Um comentário:

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!